Bahia

Projeto oferece cursos gratuitos de culinária para 500 mulheres afrodescendentes de Itapagipe

Projeto beneficiará moradoras da Cidade Baixa

Divulgação/Freepik
Divulgação/Freepik

O Projeto Pretas 40 +, promovido pela Humana Brasil, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento social e ambiental, está com inscrições abertas na península de Itapagipe. Com 510 vagas gratuitas, o projeto oferece para mulheres afrodescendentes a partir dos 40 anos, cursos de culinária e empreendedorismo com ênfase na redução do desperdício e reaproveitamento de alimentos.  

A iniciativa tem como objetivo proporcionar acesso a oportunidades no mercado de trabalho para as participantes, incentivando o empoderamento e o protagonismo feminino, resultando em geração de renda e inclusão socioeconômica. Os cursos serão ofertados exclusivamente para moradoras dos bairros pertencentes à península de Itapagipe: Santa Luzia, Calçada, Bonfim, Monte Serrat, Ribeira, Uruguai, Mares, Boa Viagem, Mangueira, Roma, Caminho de Areia, Vila Ruy Barbosa/Jardim Cruzeiro e Massaranduba

As aulas serão presenciais e acontecerão na sede do Projeto Bom Samaritano, obra social da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, localizada no Largo do Bonfim, nº49. As participantes serão divididas entre aulas semanais e minicursos mensais, incluindo temas como culinária vegana e alimentação saudável, com opções nos turnos matutino e vespertino. 

As inscrições estarão abertas entre os dias 09 e 12 de abril, das 9h às 11h, e das 14h às 16h, no Bom Samaritano. Na próxima terça-feira (09), além dos cadastros, ocorrerá a abertura oficial da iniciativa, com um evento especial de apresentação para as mulheres interessadas no projeto. Para se inscrever, é necessário levar RG, CPF e comprovante de residência. 

O Projeto Pretas 40+ é realizado pela Humana Brasil em parceria com a Fundação Cargill e com o apoio do Projeto Bom Samaritano.