Com o investimento de aproximadamente R$ 2 milhões entre obras e equipamentos, o Governo do Estado triplicou o número de leitos na Unidade de Emergência de Pirajá, em Salvador, saltando de nove para 27 leitos voltados, prioritariamente, ao atendimento de pacientes graves.
De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, “estamos requalificando e ampliando a capacidade de atendimento em todas as unidades estaduais. Em 2019, a Unidade de Emergência de Pirajá possuía apenas nove leitos que acolhiam adultos e crianças. Agora são 22 leitos para adultos e cinco exclusivos pediátricos, com uma estrutura que conta com 14 respiradores, 23 monitores multiparamétricos, 24 pontos de oxigênio, além de leitos de estabilização e isolamento”, afirma a secretária.
O diretor-geral da unidade, Erenilton Café, explica que “a nova estrutura está completamente climatizada, com prontuário eletrônico implantado, eliminando a necessidade de papel, e com internet sem fio disponível para pacientes, acompanhantes e profissionais”, ressalta o diretor.
A unidade ainda ganhou dois novos postos de enfermagem, ampliou a equipe de profissionais e tem a capacidade para atender mais de 5 mil pacientes por mês.