A CAIXA Cultural Salvador realiza, de 10 a 13 de janeiro, a oficina Graffiti e Memória, integrante do projeto Gente Arteira, que propõe compartilhar o saber teórico e atividades práticas de curta duração buscando habilitar o participante na produção de códigos e símbolos fundamentais à prática dograffiti.
A atividade é voltada para estudantes de diversos segmentos das artes visuais, além do publico em geral a partir dos 14 anos, nos quais se objetiva ainda as reavivar a memória cultural popular do estado da Bahia. As inscrições são gratuitas e são realizadas presencialmente no dia 7 de janeiro, na recepção da CAIXA Cultural Salvador, 20 vagas serão disponibilizadas e o critério é por ordem de inscrição.
Jamilson Oliveira é desenhista e designer gráfico formado em artes pela UFBA. Tem experiência em práticas pedagógicas com artes visuais e design, tendo seu trabalho como arte-educador endossado por entidades como Steve Biko e escolas diversas, onde ministrou serigrafia, graffiti e desenho de observação. Especializou-se também em formação de gestores culturais, orientando assim ainda mais a sua carreira em um viés didático.
O Gente Arteira:
O Programa Educativo Gente Arteira é um projeto de arte-educação que desenvolve ações de acolhimento, mediação e oficinas relacionadas aos eventos da CAIXA Cultural. Em Salvador, o programa atende mais de 40 instituições por mês, entre escolas públicas, ONGs e grupos da sociedade civil, o que resulta em um público médio mensal de 1400 pessoas.
A equipe de atendimento é composta por arte-educadores e mediadores que compartilham, junto com os visitantes, suas percepções sobre os trabalhos expostos, de forma dinâmica e interativa. Também faz parte das ações um material de orientação voltado para os educadores, para garantir o melhor aproveitamento pedagógico das visitas.
Fonte: Caixa Cultural Salvador