A Diretoria de Bem-Estar e Proteção Animal (Dipa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), promove distribuição de ração para protetores independentes de cães e gatos e organizações não-governamentais (ONGs) de Salvador. A ação “Ração para quem precisa” foi criada em 2020, no início da pandemia da Covid-19, com o objetivo de garantir a saúde e o bem-estar desses animais que se encontram sob à proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A secretária da Secis e idealizadora do projeto, Marcelle Moraes, reforça a importância da inserção dos animais nas diversas ações de políticas públicas, sobretudo, em um cenário pandêmico. “Este programa foi desenvolvido para beneficiar protetores e pessoas de baixa renda que realmente precisam muito dessas rações. Só deve mandar o e-mail quem realmente precisa, para que a gente consiga atingir o público que está em vulnerabilidade social”, acrescentou Marcelle.
Os interessados devem comprovar a tutela de 20 ou mais animais resgatados. A inscrição no programa é realizada pelo e-mail [email protected]. Após receber os cadastros dos beneficiários, as equipes da Dipa visitam os protetores para conferir o número de animais assistidos e as condições em que se encontram. Caso atenda aos requisitos, os tutores serão orientados a preencher uma declaração de hipossuficiente e apresentar um documento de identificação com foto.
Atualmente, mais de 20 protetores e ONGs estão cadastrados no programa. A distribuição dos pacotes de ração é realizada mensalmente.