A Secretaria da Segurança Pública (SSP) lançou, nesta terça-feira (21), o projeto ‘Prevenir e Agir’, que promove ações de saúde para policiais e bombeiros militares que irão atuar no Carnaval e em outras festas populares. Até 13 de fevereiro, os profissionais podem contar com atendimentos físicos como avaliação corporal, teste de glicemia, esclarecimentos sobre alimentação saudável, entrevistas para diagnósticos de saúde, além de serviços psicológicos.
“Nosso objetivo é identificar o perfil de saúde do servidor, suas características e necessidades e auxiliar no desenvolvimento de um projeto para melhorar a qualidade de vida desse profissional. Para isso, desenvolvemos essas capacitações e atendimentos com dicas de saúde. O policial é o principal patrimônio do nosso sistema de segurança pública e ter um efetivo bem e preparado é muito importante para o desenvolvimento de nossas ações”, afirma o superintendente de Prevenção à Violência, coronel Lázaro de Oliveira.
Os atendimentos são realizados por profissionais de nutrição, psicologia, educação física, enfermagem e assistentes sociais da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv), nas unidades policiais e do Corpo de Bombeiros, no espaço 'Sou + Saúde'.
Nutricionista da equipe de Atenção Integral à Saúde do Planserv, Beatriz Azevedo explica que a ação, além de proporcionar mais qualidade de vida, melhora o rendimento profissional. “Iremos passar orientações de alimentação e hidratação e como combater o estresse, que aumenta bastante durante o período de Carnaval. Um profissional com a saúde em dia tem um tempo de resposta muito melhor e melhores capacidades em campo”.
Secom – Governo da Bahia // Itatiaia Fernandes