Bahia

Profissionais de saúde aguardam convocação há 14 anos e protestam contra a Sesab

Profissionais na saúde aguardam convocação há 14 anos e protestam contra a Sesab

Vagner Souza / Salvador FM
Vagner Souza / Salvador FM

Enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde de municípios baianos realizam manifestação na manhã desta sexta-feira (8), na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), em Salvador. A classe cobra o cumprimento do concurso público realizado em 2008 pelo governo do estado.

Em 2012, a Justiça atendeu uma decisão liminar que determinou que a Secretaria de Saúde da Bahia exonerasse todos os contratados via Reda (Regime Especial de Direito Administrativo) e terceirizados vinculados à pasta e nomeasse servidores aprovados no concurso. No entanto, até hoje, muitos profissionais não foram chamados para iniciarem os trabalhos. Uma das manifestantes, a técnica de enfermagem Marineide Portugal, pontuou seu descontentamento com as vagas ainda sendo ocupadas por Redas. “Sentimento de repúdio, vagas em que conquistamos estão sendo ocupadas por terceirizados e Redas”, destacou. 

Em nota, a Sesab alega que as vagas foram preenchidas. “A Secretaria da Saúde do Estado informa que todas as vagas previstas no edital do concurso público realizado em 2008 foram preenchidas. A Sesab destaca ainda que foram realizadas convocações de candidatos aprovados, conforme classificação, para além do que constava no Edital. Questões relacionadas a ações judiciais devem ser verificadas com a Procuradoria Geral do Estado”.

Estão presentes na manifestação, profissionais de saúde das cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié, Berimbau, São Gonçalo e outros municípios baianos. 

Devido à manifestação, o trânsito no local está lento e a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) acompanha a movimentação.