Bahia

Profissionais de enfermagem promovem manifestação no Centro de Salvador

O protesto deixa o tráfego de veículos lento na Avenida Sete de Setembro

Divulgação - Sindseps
Divulgação - Sindseps

Um grupo formado por profissionais de enfermagem da Prefeitura de Salvador promove, na manhã desta terça-feira (29), uma manifestação no Centro da capital baiana. Os servidores e servidoras saíram do Largo dos Aflitos e seguem sentido Praça Municipal. 

Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), o protesto deixou o tráfego de veículos lento na Avenida Sete de Setembro.

De acordo com a categoria, o ato visa chamar a atenção da população e do prefeito Bruno Reis para a importância dos profissionais do setor. A manifestação também tem objetivo de sensibilizar a sociedade para questões que impactam diretamente na qualidade da assistência de saúde prestada à comunidade, como por exemplo, a violência que atinge os trabalhadores em seus locais de atuação profissional.

Na sexta-feira (25), funcionários da Unidade de Saúde da Família (USF) de Sussuarana foram vítimas de um criminoso armado, que chegou ao local se passando por paciente. Segundo o Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps), cerca de vinte unidades de saúde do município já foram alvos de ações criminosas apenas em 2023. 

Assembleia

Antes da caminhada, os enfermeiros e técnicos de enfermagem (estatutários e REDA) se reuniram em assembleia na Secretaria Municipal de Gestão (Semge) para discutir e deliberar sobre a questão do Piso Salarial da categoria.