Bahia

Profissionais da enfermagem reivindicam reajuste do piso salarial em ato nesta sexta-feira

Profissionais da enfermagem reivindicam reajuste do piso salarial em ato nesta sexta-feira

Paulinho FP
Paulinho FP

Concentrados na avenida Tancredo Neves, em frente ao Shopping da Bahia, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem reivindicam reajuste no piso salarial, na manhã desta sexta-feira (9), em Salvador. Em passeata pacífica, profissionais saem sentido rodoviária da capital baiana. 

Insatisfeitos com os baixos salários, a categoria questiona a decisão do ministro Luís Roberto Barroso em suspender a aplicação do piso salarial da categoria. O profissional de saúde, André do Nascimento, disse que a manifestação é pacífica e que será bloqueada uma parte da via. Ele defende que o ato é uma forma de alertar os políticos e a população sobre a demanda do piso salarial dos funcionários de enfermagem.

Entenda a situação 

O Congresso Nacional aprovou e sancionou uma a Lei nº 14.314/2022, que estabelece um piso salarial de R$ 4.750 para enfermeiros, 75% desse valor a técnicos de enfermagem e 50% a auxiliares e parteiras. Entretanto, o ministro Luís Roberto Barroso suspendeu por 60 dias a aplicação do piso salarial da enfermagem. 

O ministro cobra um detalhamento sobre as fontes de pagamento do reajuste do piso, que impactará nos cofres públicos. A categoria, por outro lado, alega que as informações foram repassadas durante o trâmite na Câmara Federal, e que todos os requisitos já foram cumpridos.

Com informações de Paulinho FP.