Bahia

Professores se concentram na AL-BA cobrando votação do pagamento dos precatórios e abono

Professores da Rede Estadual de Ensino se mobilizaram nesta terça-feira (7) e marcaram presença na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Osvaldo Barreto/Salvador FM
Osvaldo Barreto/Salvador FM

Professores da Rede Estadual de Ensino se mobilizaram nesta terça-feira (7) e marcaram presença na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A categoria reivindica votação dos cinco projetos de lei da Educação enviados pelo governo do estado para pagamento dos precatórios do Fundef e abono.

Na ocasião, os educadores acompanharam a apresentação das propostas. “Precisamos estar unidos e firmes na luta. Vamos pressionar o governo do estado e os parlamentares da Casa Legislativa para alcançar o nosso objetivo”, disse o coordenador geral da APLB, Rui Oliveira, ao convocar a categoria na semana passada. 

"Acho positivo, porque a APLB quando vem aqui, como qualquer cidadão, é defender os interesses das categorias. Tudo que é feito com respeito é salutar. Conversei com todos os representantes das categorias dos servidores, expliquei para eles o quadro. Para se ter uma ideia, a inflação do período deu 3% e nós estamos dando um reajuste de mais de 5%, então, acima da inflação. Nenhum estado fez isso linearmente como a Bahia está fazendo. Queríamos dar um reajuste bem maior, mas o estado na comporta", disse o líder do governo na Casa, Rosemberg Pinto (PT), ao ser questionado pelo Portal Salvador FM.

O PL do Abono dispõe sobre o abono extraordinário a ser destinado, exclusivamente no ano de 2024, aos profissionais do Magistério da Educação Básica da Rede Pública do Estado.

O abono extraordinário será pago a título de valorização dos profissionais do Magistério, sendo calculado mediante rateio do valor equivalente ao montante de 30% (trinta por cento) da parcela dos recursos devidos pela União ao Estado da Bahia, por meio de precatório judicial, a título de complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – Fundef no ano de 2024.

VEJA VÍDEO: