Professores da rede municipal de ensino realizaram um protesto em frente à sede da Secretaria de Educação, na Av. Garibaldi, em Salvador, na manhã desta terça-feira (3). O ato foi organizado após os docentes serem avisados de que mais de 2 mil profissionais com contratos pelo Reda seriam demitidos.
A manifestação começou com uma caminhada que saiu da Avenida Vasco da Gama, por volta das 9h, e seguiu em direção até a Secretaria Municipal de Educação.
Por volta das 11h, o grupo interditou trecho da Av. Garibaldi, interrompendo completamente o trânsito sentido Praça Lord Cochrane. Momentos depois, com o auxílio da PM, uma faixa da via foi liberada.
Conforme Marileide Lima, professora de uma creche municipal, a notícia da demissão foi descoberta através das redes sociais.
"Uma circular da Secretaria de Educação foi divulgada nas redes, dizendo que todos os redas do edital de 2014 serão demitidos. Mas eles não levaram em conta que tem gente que entrou em 2017 e 2018. Ou seja, gente que ainda tem o contrato pra vencer. A informação é que todos serão desligados no dia 21 de dezembro. E a informação procede, porque confirmamos com a Secretaria Educação", contou.
Ainda segundo Marileide, o ato é para proteger os direitos dos trabalhadores, principalmente os que ainda têm tempo de contrato de mais de um ano. "Eles apenas decidiram. A maioria dos professores ainda tem mais de um ano pela frente. A gente tá querendo que eles revejam isso, e deixem as pessoas que ainda têm tempo", concluiu.
Informações: G1 Bahia // IF