A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ba), promoveu na manhã desta terça-feira (15), um evento na Casa do Comercio. O encontro teve como objetivo passar para o consumidor informação e aprimorar sua liberdade de escolha para consumir da maneira correta. Essa data foi escolhida para que seja lançado o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, do último ano (2015).
O Superintendente do Procon-Ba, Marcos Medrado, estava presente com toda a sua equipe. O assessor técnico, Felipe Vieira, falou sobre a importância deste dia para os fornecedores e consumidores. “Ao consumidor é importante saber em qual empresa ele vai consumir e se ele está na dúvida entre essa ou aquela marca, talvez ajude-o a escolher”.
Ainda em declarações, Felipe explicou que, para os Fornecedores, este evento é visto com grande expectativa, visto que todos querem conhecer a sua realidade de demandas no órgão, bem como conhecer o contexto de mercado em que esta inserido face aos concorrentes.
Já para os consumidores o grande benefício é que, com a melhor e mais completa informação, poderão escolher melhor entre consumir este ou aquele produto, fazendo negócio com tal ou qual empresa, conhecendo ainda a possibilidade de haver solução fácil, caso surja algum problema com seu produto ou serviço.
O assessor também falou sobre o lançamento do aplicativo PROCON/BA Mobile. “Então eu dou o poder de escolha ao consumidor, que através do aplicativo Procon-Ba Mobile, ele tem a possibilidade de prestar sua denuncia, para obter uma orientação e para saber qual posto de atendimento Procon é mais próximo da sua localização. É só abrir o GPS e já localiza”, concluiu.
Através desta nova ferramenta, o consumidor poderá manter contato direto com o órgão estadual de defesa do consumidor, tendo-o sempre à mão, podendo, uma vez conectado à internet, acessá-lo à qualquer hora e de qualquer lugar.
Para Iratan Vilas Boas, Diretor de Fiscalização, o Procon-Ba Mobile tem o potencial de transformar o consumidor em um verdadeiro colaborador do órgão estadual, vez que receberemos as denúncias quase em tempo real, passando a apurá-las, servindo para aproximar o órgão do Consumidor, que é o principal interessado em ver o seu direito assegurado.
Foto: Andressa Fonseca/LD Notícias