Às vésperas do Dia dos Namorados, 35 estabelecimentos foram alvo da 1ª Fase da Operação Afrodite 2016, realizada pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) desde 31 de maio. Em quatro dias de ação, cinco lojas foram autuadas por comercializarem produtos com prazo de validade vencido, produtos importandos sem tradução para o idioma nacional e produtos expostos sem a precificação adequada e visível.
A ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local visível e de fácil acesso no estabelecimento também foi uma infração registrada. "Estender a fiscalização para lojas de roupas íntimas, um segmento de consumo em crescimento no mercado baiano, e constatar irregularidades nestes, foi importante para que estes estabelecimentos sigam as normas consumeristas", avaliou Marcos Medrado, superintendente do órgão.
Uma das lojas autuadas foi a filial da Riachuelo no Shopping Bela Vista, que está sujeita a responder processo administrativo e ser multada, segundo Alexandre Santos, coordenador de Fiscalização do órgão. Nos próximos dias, será iniciada a 2ª fase da operação, que terá como alvo motéis da cidade. Além das operações de fiscalização, o Procon-BA também recebe denúncias relativas a práticas abusivas no mercado de consumo pelo e-mail [email protected], pelo aplicativo PROCON BA MOBILE e pelo telefone (71) 3116-0567.