A aplicação da vacina contra a dengue em Salvador foi iniciada nesta sexta-feira (16) em 30 postos de saúde. Somente neste primeiro dia nas unidades, foram aplicadas 780 doses do imunizante para pré-adolescentes entre 10 e 11 anos, público alvo da primeira fase.
A estratégia é da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador.
Na quinta-feira (15), a capital baiana recebeu 56.493 doses da vacina contra gripe, quando crianças da Organização do Auxílio Fraterno, na Liberdade, foram beneficiadas.
Essa primeira fase na capital baiana contemplará com o esquema primário os pré-adolescentes entre 10 e 11 anos; com o recebimento de novos lotes o público será ampliado gradativamente. Nessa faixa etária, a cidade conta 87.307 pessoas.
A vice-prefeita e secretária da pasta, Ana Paula Matos, acompanhou de perto a aplicação das primeiras doses e comemorou os resultados obtidos.
"Este é um número bastante positivo considerando que boa parte do dia foi de sensibilização e orientação às famílias, pais e responsáveis para a importância da vacina que evita o agravamento pela dengue", comemorou a gestora.
A titular da SMS agradeceu a todos os soteropolitanos que atenderam ao chamado e compareceram às 30 unidades ofertantes, bem como à toda equipe de saúde envolvida. A gestora destacou ainda as próximas iniciativas para aumentar a cobertura da 1ª dose do imunizante.
"Estamos utilizando esta estratégia das unidades de referência por distrito sanitário, mas já nos preparando para a adoção da vacinação nas escolas e, eventualmente, em drives com a chegada de novos lotes; entendendo que essas são iniciativas de otimização ao acesso e proteção à saúde da nossa sociedade, principalmente para as nossas crianças e adolescentes", afirmou.