Bahia

Primeiro dia da campanha de vacinação contra gripe em Salvador tem movimento tranquilo nos postos

Até quinta (20), só podem se vacinar trabalhadores da área de saúde.

NULL
NULL

Movimento no Complexo da Centenário é tranquilo nesta terça (Foto: Henrique Mendes/G1 Bahia)

Avacinação nacional contra a Influenza começou nesta terça-feira (18) em Salvador, com movimentação tranquila nos postos de saúde. O baixo fluxo de pacientes está relacionado com o fato de que, até a quinta-feira (20), a campanha é exclusiva para trabalhadores da área de saúde. A partir da segunda-feira (24), o público alvo – como idosos, gestantes, crianças de até 5 anos, pessoas com doenças crônicas e privadas de liberdade – começa a ser imunizado.

No Complexo Municipal de Saúde Dr. Clementino Fraga, na Avenida Centenário, a reportagem registrou a chegada de apenas dois profissionais de saúde em busca da vacina. Uma delas é a técnica de enfermagem Ana Claúdia Leite, de 38 anos, que atua no Hospital Santo Amaro.

"Vim me vacinar contra a febre amarela e aproveitei para me vacinar contra a Influenza. Trabalhando na área de saúde acabamos ficando muito expostos. Melhor a prevenção", garantiu.

Ainda no complexo de saúde, quem aproveitou a fila pequena para se vacinar foi a técnica-administrativa Renata Oliveira, que trabalha no Hospital Português. "Sou gestante e trabalho em área de UTI. Tenho que me proteger", atestou.

No Centro de Saúde Alfredo Bureau, na região do Marback, 19 trabalhadores da área de saúde foram atendidos durante a manhã desta terça. A aposentada Zélia Ribeiro Oliveira, de 85 anos, tentou atendimento, mas foi informada de que a vacinação para idosos só começa na segunda-feira. "Na minha idade, não posso deixar de me vacinar. Pena que não deu hoje, mas eu volto", garantiu.

Nos postos de saúde visitados, o maior movimento estava relacionado à vacinação contra a febre amarela, além de outros atendimentos eletivos.

Reprodução/G1