Uma criança identificada como Lucas Gabriel Pimentel, de dois anos, que nasceu com malformação craniana passou por uma cirurgia que durou quase 6 horas para a reconstrução do crânio em Itabuna, no dia 10 de junho. Essa foi a primeira cirurgia de reconstrução realizada no sul da Bahia.
O procedimento foi realizado no Hospital Manoel Novaes (HMN), pelo Sistema Único de Saúde (SUS)e o pequeno teve alta nesta quinta-feira (17). De acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, a criança sofria com uma patologia conhecida como craniossinostose (ou cranioestenose), que se caracteriza pelo fechamento precoce de uma ou mais suturas da calota craniana. Neste caso específico, identificou-se o fechamento precoce da sutura coronária a esquerda e da sutura metópica, levando a redução do espaço intracraniano à esquerda.
“O resultado ficou dentro das nossas expectativas e o paciente está evoluindo muito bem. Logo em breve ele retorna para casa, para perto de seus familiares e amigos”, informou a diretora técnica do HMN, a médica pediatra Fabiane Chávez. O menino está se recuperando da cirurgia em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A médica Fabiane Chávez destaca que esse e outros tipos de procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade, via SUS, em crianças e adolescentes estão sendo feitos desde o mês passado na unidade hospitalar em Itabuna. “São várias especialidades que passamos a oferecer tanto pelo sistema público, quanto pelo convênio e também particular. São procedimentos que só eram disponibilizados em centros como Salvador e Feira de Santana”, finaliza a médica.