O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Mário Alberto Simões Hirs, foi entrevistado nesta quarta-feira (24/8), no programa Jornal Bahia no Ar 1ª Hora, da Rádio Metrópole. Durante a entrevista, que contou também com a participação do diretor-geral do TRE-BA, Raimundo Vieira, o presidente falou sobre o processo eleitoral e a preparação do Tribunal para o pleito deste ano.
“O Tribunal Regional Eleitoral está preparadíssimo para a realização das eleições. Contamos com um corpo administrativo excelente e, além de preparado, o pessoal também está motivado. Temos um diretor que conhece o sistema, então, dará tudo certo”, garantiu.
As novas regras impostas pela minirreforma eleitoral, a exemplo da doação nas campanhas eleitorais, também foram um dos assuntos comentados. “A grande diferença que existe hoje na eleição é a doação de campanha, que só pode ser feita por pessoas físicas. No mais, são mudanças pontuais”, explicou o presidente.
Biometria
Sobre o sistema biométrico, o presidente afirmou que o cadastro dos eleitores ainda não foi finalizado em Salvador, mas que, aqueles que não fizeram o recadastramento, poderão votar normalmente. "Quem não fez a biometria pode votar. A votação pode ser feita com a identificação biométrica ou no método convencional”, esclareceu.
A partir de 28 de novembro, quando o cadastro eleitoral for reaberto, o TRE irá convocar os eleitores de Salvador e de municípios do interior para realizarem o recadastramento. A expectativa é biometrizar cerca de 3 milhões de cidadãos, entre os anos de 2016 e 2017.
Fonte: TRE-BA