Bahia

Presidente do Comcar diz que Prefeitura achou 'oportuno' mudar circuito de Carnaval em 2023

Segundo Joaquim Nery, Prefeitura avaliou positivamente a possibilidade de mudar em razão da obra planejada para a região da Orla

Reprodução
Reprodução

O presidente do Conselho Municipal de Carnaval (Comcar), Joaquim Nery, afirmou que a Prefeitura de Salvador fez uma avaliação positiva da possibilidade de mudança do circuito da maior festa de rua do mundo. 

O assunto é polêmico e tem se tornado alvo de discussões nas últimas semanas, apesar do tema ser debatido há pelo menos 10 anos por entidades ligadas ao Carnaval, de acordo com Nery.

"Quando consultada, a Prefeitura, que é o órgão executivo do Carnaval, acha que sim [é possível a festa fora da Barra], e acha que é oportuno", disse o líder da organização em entrevista ao Ligação Direta, da rádio Salvador FM, na manhã desta quarta-feira (15).

A principal razão seria a obra prevista para iniciar em breve na Orla, justamente na altura da Boca do Rio, que é uma continuidade da revitalização de toda a área costeira da cidade. 

"Já haveria o pensamento que uma parte poderia ser usada durante o Carnaval como circuito. Seria uma oportunidade estrutural para isso", explicou.

Segundo Nery, a suspensão da festa nos últimos dois anos também é mais uma "oportunidade" para promover a mudança já em 2023.

"Seria muito interessante agora já retomar com um grande ativo, uma grande novidade para o Carnaval de Salvador", pondera.

Apesar da polêmica, Nery garante que a decisão será tomada em conjunto e que o Conselho representa uma parcela importante do festejo, com nomes ligados não só a blocos e camarotes, mas também aos blocos afros, de afoxé e órgão ligados ao Poder Público.

Em sessão nesta terça-feira (14), o presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Geraldo Júnior, comunicou que o processo de mudança será debatido em audiência pública na Casa na próxima semana, e que um assunto de tamanha relevância precisa passar pela população.