Os vencedores da etapa estadual do XI Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) foram revelados na noite desta terça-feira (10), durante o 1º Encontro Baiano de Comunicadores. A cerimônia foi realizada no auditório do Sebrae, no bairro do Costa Azul, em Salvador.
O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, falou sobre a satisfação em realizar a 11ª edição do PSJ. “É um prazer estar aqui com vocês, que representam um segmento tão importante da sociedade. Nós do Sebrae Bahia nos empenhamos em atingir todas as regiões do estado e é fundamental que os veículos de comunicação nos auxiliem a proliferar as nossas ações, para que a micro e pequena empresa possa ser cada vez mais forte”.
O trabalho vencedor na categoria nova Jornalismo Universitário foi “Agricultura familiar e afro-vivências: memórias de quilombos da Chapada Diamantina”, da Uneb. “Estamos aqui não somente para mostrar as pessoas que foram protagonistas desse nosso momento, mas dar voz a elas, às comunidades quilombolas da Chapada Diamantina”, disse a estudante Ana Catarina Novaes Sena.
“Esse trabalho foi muito bacana. Quando fomos pra rua, a colega Paula Froes me disse que era matéria para prêmio. E ficamos na expectativa, já pensando no PSJ”, recordou a fotógrafa Marina Silva, do Jornal Correio*, que conquistou o primeiro e o terceiro lugar na categoria Fotojornalismo. O tema do trabalho vencedor foi “Na rua, na régua, na hena: beco na Avenida Sete é salão de beleza a céu aberto”.
“Série Favela Empreendedora”, da Rádio Alba, foi o trabalho que se destacou na categoria Áudio. “Segundo ano consecutivo. No ano passado, vencemos a etapa regional. Uma das coisas que eu mais amo no jornalismo é poder contar histórias e nessa série a gente trouxe empreendimentos que estão mudando comunidades periféricas”, comemorou o jornalista Diego Vieira, que integra a equipe vencedora.
O trabalho que ficou em primeiro lugar na Texto foi “Cura que vem do quintal: conheça tradição das mulheres do Quilombo Cangula”, do Jornal Correio*. “É o primeiro prêmio que eu ganho depois de formada. Essas iniciativas são muito importantes para nos impulsionar e mostrar o poder do Jornalismo, do que a gente produz. O Jornalismo é muito mais do que o que a gente vê nos veículos e todos os que se inscreveram aqui são um exemplo disso”, frisou a jornalista representante, Ana Carolina Faria Pedreira de Cerqueira.
Já na categoria Vídeo venceu o trabalho A força dos pequenos exportadores, da TV Bahia. “É o segundo prêmio que o projeto ‘Onde tem Bahia’ recebe. No ano passado, viajamos por sete países pra mostrar a força que e gente tem. Quando esse prêmio vem dos pares a gente fica muito emocionado pelo reconhecimento”, revelou o jornalista Eduardo Oliveira.
Os premiados em primeiro lugar seguem na competição e disputarão a etapa regional. O Sebrae também vai levar um representante de cada equipe para conhecer um centro de empreendedorismo de referência em Minas Gerais.
Confira os trabalhos vencedores da etapa estadual do XI Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ):
CATEGORIA JORNALISMO EM TEXTO
– 1º lugar: Cura que vem do quintal: conheça tradição das mulheres do Quilombo Cangula (Jornal Correio). Representante do trabalho: Ana Carolina Faria Pedreira de Cerqueira.
– 2º lugar: Como agroflorestas adaptadas à Caatinga estão transformando o semiárido em comida (Mongabay). Representante do trabalho: Xavier Bartaburu.
– 3º lugar: Recaatingamento: uma estratégia para salvar o semiárido da desertificação (Mongabay). Representante do trabalho: Xavier Bartaburu.
CATEGORIA JORNALISMO EM VÍDEO
– 1º lugar: A força dos pequenos exportadores (TV Bahia). Representante do trabalho: Eduardo Oliveira.
– 2º lugar: Riqueza de gerações: 6 décadas de histórias e transformações da Feira de São Joaquim (Grupo A TARDE). Representante do trabalho: Laís Rocha.
– 3º lugar: Produção de amendoim no Recôncavo baiano: Agricultura familiar gera renda em Salvador (TV Aratu). Representante do trabalho: Lícia Fontenele.
CATEGORIA JORNALISMO EM ÁUDIO
– 1º lugar: Série Favela Empreendedora (Rádio Alba). Representante do trabalho: Aline Damazio.
– 2º lugar: Empreendedores indígenas transformam arte e tradição em negócios (Rádio A TARDE FM). Representante do trabalho: Thaís Seixas.
– 3º lugar: O sonho em um Beju (Rádio Caraibas). Representante do trabalho: André Luiz.
CATEGORIA FOTOJORNALISMO
– 1º lugar: Na rua, na régua, na henna: beco na Avenida Sete é salão de beleza a céu aberto (Jornal Correio). Representante do trabalho: Marina Silva.
– 2º lugar: Guardiãs da Cura (Jornal Correio*). Representante do trabalho: Sora Brito Maia.
– 3º lugar: A Língua do Negócio (Jornal Correio). Representante do trabalho: Marina Silva.
CATEGORIA ESPECIAL JORNALISMO UNIVERSITÁRIO
– 1º lugar: Agricultura familiar e afro-vivências: memórias de quilombos da Chapada Diamantina (Universidade do Estado da Bahia – UNEB). Representante do trabalho: Ana Catarina Novaes Sena.
– 2º lugar: São João na Bahia é símbolo de empreendedorismo (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb). Representante do trabalho: Murilo Trindade de Brito.
– 3º lugar: As Odetes e a representação feminina na Economia Solidária do Sertão do São Francisco (Universidade do Estado da Bahia). Representante do trabalho: Laíse Manielle Ribeiro Martins.