Mesmo tendo se envolvido em polêmicas nas últimas edições do Carnaval de Salvador, especialmente com atos machistas e misóginos contra folionas, o bloco "As Muquiranas" vai receber, por parte da Prefeitura da capital baiana o selo 'Pacto pela Mulher', que visa reconhecer entidades que adotam ações de equidade e valorização da mulher.
A cerimônia aconteceria na Casa da Mulher Brasileira, nesta quinta-feira (9), com o evento contando com a participação de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública, Guarda Civil e o projeto Luto por Ela.
No entanto, diante da repercussão negativa, a concessão do selo acabou sendo adiada.
O selo existe desde outubro de 2022 e é concedido pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Para recebê-lo, a entidade precisa apresentar um diagnóstico censitário com o perfil de mulheres do quadro de empregados e colaboradores, além de apresentar um plano de trabalho, para o período de dois anos, informando as metas a serem alcançadas para enfrentamento das desigualdades.