Bahia

Prefeitura realiza Dia D Municipal da vacinação antirrábica para cães e gatos neste sábado

Os tutores de animais de estimação poderão levar os pets para imunização em seis postos fixos distribuídos em pontos estratégicos da capital baiana

Arquivo/Agência Brasil
Arquivo/Agência Brasil

A Prefeitura de Salvador promove neste sábado (5) o Dia D Municipal da vacinação antirrábica para cães e gatos. Os tutores de animais de estimação poderão levar os pets para imunização em seis postos fixos distribuídos em pontos estratégicos da capital baiana.

Nesses locais, a ação promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses ocorre entre 8 e 12 horas. Apenas o ponto instalado no Salvador Shopping funcionará num horário alternativo, das 09 às 13 horas. 

A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade. A doença pode ser transmitida através da mordedura, lambedura e arranhadura dos animais infectados para os seres humanos.

“Essa ação visa intensificar a vacinação de cães e gatos para mantê-los protegidos contra a raiva. Temos casos de raiva silvestre circulando na cidade e por esse motivo é importante garantir a imunização dos animais de estimação, já que essa é uma zoonose imunoprevinível e letal”, explicou Andréa Salvador, diretora de Vigilância à Saúde.

Além da imunização, os técnicos do CCZ realizarão mobilizações educativas para alertar a população sobre o risco da manipulação de animais silvestres, como o morcego. Veterinários do órgão também estão realizando ações de vigilância em toda cidade com a captura de morcegos com suspeita da zoonose.

 Os exames laboratoriais realizados até o momento detectaram a presença do vírus da raiva em dois morcegos entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022, fato que pode expor seres humanos e outros animais ao risco
 de infecção, caso haja contato com os mesmos. 

“A simples presença dos morcegos não representa risco à saúde, já que esses animais não costumam atacar as pessoas. No entanto, eles não podem ser manipulados diretamente porque a transmissão do vírus ocorre com a saliva do animal”, destacou Danielle Dantas, veterinária do CCZ. 

Ela ressalta ainda que os morcegos são animais silvestres protegidos por lei e importantes para o equilíbrio ecológico, por isso não podem ser eliminados ou presos sem a autorização de órgãos ambientais. “Sempre que encontrar um morcego em local e horário não habitual, apresentando dificuldade para voar ou morto, o cidadão deve entrar em contato imediatamente com o CCZ pelos telefones 3611-7308 ou 156. Os animais devem ser mantidos isolados até a chegada dos profissionais do órgão”, informou. 

O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004. As pessoas que tiverem contato com qualquer animal suspeito de raiva devem lavar imediatamente o local com água e sabão e procurar o serviço de saúde.

PONTOS DE VACINAÇÃO (8H ÀS 12H)

– Praça do Sol (Periperi)
– Praça do Paraguari (Periperi)
– Ponto Farol (Fazenda Grande do Retiro)