Bahia

Prefeitura oferta serviços gratuitos de saúde da mulher na Feira de São Joaquim

Atendimento acontece na Unidade Móvel do Sesc estacionada no local até 19 de outubro

NULL
NULL

 src=Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferece atendimento gratuito de saúde da mulher na Feira de Água de Meninos, em São Joaquim, até o dia 19 de outubro. A previsão de atendimento é de 60 mulheres por dia, com a meta de atender até 3,5 mil pacientes até outubro. A Prefeitura participa da atividade com apoio logístico, profissionais e materiais de saúde.

A oferta de serviços de saúde teve início na terça-feira (23), com o cadastramento das interessadas, e prossegue até o dia 19 de outubro, com atendimento realizado na Unidade Móvel do Sesc, que ficará estacionada no estacionamento lateral do galpão da feira durante este período. Nesta quinta-feira (25), ocorreu a Feira de Saúde e Cidadania, promovida pelo Sesc e pelo programa solidário Mesa Brasil, com a colaboração da SMS, Limpurb, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), oferecendo exames preventivos para a saúde feminina e cuidados odontológicos, cadastro do programa Bolsa Família, entre outros.

Unidade móvel

São oferecidos serviços como agendamento e realização de exame preventivo, mamografia e exames para prevenção de câncer de colo do útero. Representante do Sesc na Feira de Saúde e Cidadania e coordenadora do programa Saúde da Mulher em Salvador, Amanda Meira, detalha as ações realizadas. "Além dos exames clínicos, são realizadas também ações educativas. A faixa etária para realização da mamografia vai de 50 a 69 anos e do preventivo de 25 a 64 anos, conforme é preconizado pelo Ministério da Saúde", explica.

O atendimento é prestado tanto às feirantes como à população em geral em dois turnos: das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Triagem e agendamento são realizados na própria feira, mediante apresentação de documentos como cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), RG e comprovante de residência, para efetuar o cadastro e dar encaminhamento das guias médicas. Os exames são agendados para o Multicentro de Saúde da Liberdade, inaugurado em abril pela Prefeitura, onde será dado o acompanhamento das pacientes.  

Filha de feirantes e criada na Feira de São Joaquim, Edinalva Leite destaca a importância de receber esse tipo de cuidado no local de trabalho. "É muito importante ter esse benefício aqui na feira porque nós não temos tanto tempo para ir a um posto de saúde. Fui uma das primeiras da fila e estou bastante satisfeita com o atendimento oferecido. Em uma semana consegui me cadastrar e fazer o exame. Para quem não tem tempo, é uma maravilha", disse.

Feira cidadã

Além das ações para a promoção da saúde, foram realizadas na Feira de Saúde e Cidadania atividades educativas, com temas como direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção à violência doméstica e a mortalidade materna. Foram ofertados à população os seguintes serviços: massagem, lavagem, corte e hidratação capilar, aferição de pressão arterial e teste glicêmico, informações sobre DSTs /Aids, orientações sobre Saúde Bucal, informações sobre empreendedorismo, agendamento para Carteira de Identidade, programa Bolsa Família, orientações e encaminhamentos da área jurídica, matricula e divulgação de cursos do Senac e orientação nutricional.?

Fonte: Agecom