Estão abertas, até a próxima terça-feira (14), as inscrições para atuação no programa Agente da Educação. O processo seletivo oferece 384 vagas para universitários da área de Pedagogia e ocorre por meio do site www.agentedaeducacao.salvador.ba.gov.br. Lançado pela Prefeitura de Salvador na última terça-feira (7), o programa tem o objetivo de reduzir o abandono escolar na rede municipal de ensino, através do fortalecimento do vínculo entre escola, família e comunidade.
Entre as atribuições do agente da educação, está o monitoramento da frequência escolar dos alunos: Quando o estudante faltar aula, por exemplo, será o agente o responsável por buscar o diálogo com a família sobre as razões dessa ausência. Salvador é a primeira cidade no país a implantar o programa de maneira abrangente, atendendo a todas as turmas do Ensino Fundamental. Onze escolas já recebem o programa desde 2014, quando foi iniciada a implantação do projeto-piloto.
O processo é realizado em três etapas, sendo a primeira o preenchimento da ficha no site, com envio da versão digital dos documentos exigidos, a exemplo de RG, CPF, comprovante de matrícula e currículo. A segunda etapa é composta pela análise dos documentos e os selecionados serão contactados por e-mail para participar da entrevista e dinâmica de grupo, que fazem parte da terceira e última fase da seleção.
Os aprovados serão contratados para uma carga horária de 30 horas semanais e receberão bolsa-auxílio no valor total de R$640,16. Os interessados precisam ter habilidade em informática e facilidade de comunicação oral e escrita. As vagas são para estudantes de Pedagogia (presencial ou EAD) de turno noturno que estejam, no máximo, no penúltimo ano do curso. O programa Agente da Educação conta com a parceria da Fundação Itaú Social, do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável e convênio da ONG Parque Social.
Foto: Reprodução/BahiaNotícias