Salvador foi destaque internacional como uma das cidades do mundo que superaram a meta da Organização das Nações Unidades (ONU) para redução de 50% de mortes no trânsito na década 2011-2020. Para divulgar os dados do período, a Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, lança um boletim informativo. A publicação, disponível no site da Transalvador, traz um breve panorama de como se comportou o trânsito da capital nos últimos anos no que diz respeito aos acidentes.
A diminuição do índice de mortes por 100 mil habitantes, indicador usado pela ONU, foi de 55% na comparação entre 2010, ano de referência, e 2020, reduzindo de 9,94 mortes/100 mil hab. para 4,47 mortes/100 mil hab. Em números absolutos de mortes a diminuição foi de 52%. No ano passado, a Transalvador registrou 129 óbitos em decorrência de sinistros fatais, enquanto em 2010 foram 266 mortes.
Renovação
A capital baiana se tornou a primeira cidade do Brasil a assinar uma carta de compromisso com a ONU com o objetivo de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2030. Para atingir a nova meta, Salvador vai fortalecer as parcerias com outras entidades que compõem o Programa Vida no Trânsito do Município. Serão realizadas ações conjuntas com as polícias rodoviárias Federal e Estadual e com as secretarias Municipal e Estadual da Saúde.
Já a entidade internacional Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, irá implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país.