A comunidade de Alagados e adjacências, na Cidade Baixa, foram escolhidas para receber as primeiras ações da Prefeitura em 2023. Na manhã desta segunda-feira (2), o prefeito Bruno Reis autorizou o início da urbanização do entorno da Igreja de Nossa Senhora dos Alagados, conhecida também por ter sido visitada por três santos católicos: São João Paulo II, Santa Tereza de Calcutá e Santa Dulce dos Pobres.
A intervenção foi projetada pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e terá investimento de R$6 milhões.
O prefeito destacou a importância histórica da Igreja dos Alagados, justificando a necessidade de revitalização do lugar.
“Hoje estamos realizando um sonho antigo desta comunidade, com a revitalização da Igreja de Nossa Senhora dos Alagados. Essa igreja foi construída em 1980, em menos de três meses para receber o Papa João Paulo II. Aqui ele esteve, abençoou essa igreja e, dois anos após, veio Madre Teresa de Calcutá. Aqui Santa Dulce pregou e peregrinou. Esse santuário serviu de inspiração para sua jornada. Os três santos estiveram aqui neste santuário. Essa obra será importantíssima do ponto de vista social e religioso de resgate da nossa história”.
O chefe do Executivo destacou ainda a importância de projetar a urbanização em parceria com a comunidade – o projeto foi construído em conjunto com a FMLF -, no sentido de fortalecer o turismo religioso na cidade.
"Discutimos o desenvolvimento de um polo turístico que passa por esse território santo. Talvez não tenha outra região que tenha tido a oportunidade de ter recebido três santos. O polo contempla o Caminho da Fé, desde a Conceição da Praia, passando pelo santuário de Santa Dulce, por aqui e pelo Bonfim. Diversos turistas vêm para Salvador conhecer a história dessa igreja. As pessoas saem daqui com sua espiritualidade fortalecida. E essa obra vai ajudar ainda mais o turismo, atraindo mais visitantes, peregrinos e, consequentemente, na consolidação desse território santo”, completou Bruno Reis.