Bahia

Prefeitura inicia reconstrução de dez escolas nesta terça-feira (16)

A expectativa é a de atingir o número de 200 unidades de ensino totalmente reformadas.

NULL
NULL

O prefeito ACM Neto e o secretário da Educação, Guilherme Bellintani autorizam, nesta terça-feira (16), a demolição e reconstrução de dez unidades de ensino da rede municipal de ensino. A solenidade será iniciada às 8h30, na Escola Municipal de Pernambués, localizada na Avenida São Paulo, nº 211. De lá, o prefeito e o secretário cumprem com roteiro de visita às outras nove unidades a serem reconstruídas.

As obras estão previstas no Plano Diretor de Infraestrutura da Rede Municipal de Ensino, que pretende construir, reconstruir e reformar 2.016 salas de aula até o final do próximo ano. O plano faz parte do Programa Combinado, principal estratégia da Secretaria Municipal da Educação (Smed) para o biênio 2015-2016. No total, 58 reconstruções e construções estão previstas. Além disso, até o final de 2016, a expectativa é a de atingir o número de 200 unidades de ensino totalmente reformadas.

 

Boca do Rio recebe escola completamente recuperada

Mais uma escola – desta vez o Instituto Municipal de Educação José Arapiraca (Imeja), na Boca do Rio – foi reinaugurada nesta sexta-feira (12) pela Prefeitura de Salvador após ampla reforma, realizada através da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A unidade atende cerca de 920 alunos distribuídos em 29 turmas das modalidades Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e recebeu pintura geral de salas e fachada, substituição de portas, gradis, louças sanitárias e pisos e revestimentos, revisão completa de rede elétrica e hidráulica, além de implantação de nova identidade visual. A reforma também contemplou a quadra poliesportiva da unidade.

O prefeito ACM Neto ressaltou que a reforma da escola foi um compromisso afirmado na época da entrega dos prêmios do Nota Salvador na unidade, ocorrida no ano passado. Ele ainda ressaltou que não adianta ter educação de qualidade sem professor motivado e sem boa estrutura física. “Estamos também finalizando um plano importante de educação que só vai dar certo se houver a participação dos professores, alunos e comunidade”. O prefeito também anunciou a reforma da quadra de futebol da Boca do Rio, que será feito através de parceria com a iniciativa privada ou recursos municipais.

O secretário da Smed, Guilherme Bellintani, destacou que a entrega de mais uma unidade de ensino reformada demonstra o importante momento de transformação pelo qual passa a cidade. “Agradeço à comunidade da escola pela colaboração e paciência no período das obras e ressalto que as pequenas revoluções é que constroem uma grande revolução”, refletiu.

Visita – Antes da reinauguração do Imeja, o prefeito e o secretário fizeram uma visita técnica à Escola Municipal Julieta Calmon, próximo ao Imeja. Na ocasião, ouviram de professores e alunos sugestões de possíveis intervenções de melhorias para a unidade escolar.

(Imagem: Divulgação/SMED)