A requalificação da Rua Henrique Dias, uma das vias que liga a Praça Irmã Dulce, no Largo da Roma, teve a segunda e terceira etapas de obras iniciadas pela Prefeitura nesta terça-feira (9). O prefeito Bruno Reis, esteve na localidade para assinar a ordem de serviço autorizando a intervenção que pretende solucionar problemas de alagamentos na região.
O prefeito lembrou que governar é estabelecer prioridade, e disse que as intervenções por etapas dão mobilidade às vias, ao passo em que a gestão municipal avança em obras em locais críticos da cidade.
"Não tem como fazer tudo de uma só vez. Então, a prioridade sempre foi proteger as áreas de risco. Somente este ano, o investimento em manutenção foi de R$113 milhões. Então, proteger áreas de risco, garantir saneamento básico e resolver problemas históricos de drenagem na cidade são as prioridades dessa gestão. E graças a este trabalho, não tivemos vítimas das chuvas este ano, apesar de 45% da população viver em áreas de risco", declarou Bruno Reis.
Obra
A iniciativa abrange uma extensão de 330 metros, com a recuperação de toda a pavimentação asfáltica, passeios, meios-fios e a implantação da rede de drenagem para o escoamento das águas das chuvas, e garante o reforço na sinalização de trânsito. Os serviços de infraestrutura também alcançarão todo o trecho da Rua Roberto Corrêa, que dá acesso direto à praia de Cantagalo e ao entorno do Largo de Roma.
A obra conta com investimento de R$4,6 milhões, provenientes de recursos próprios do município, e terá duração de oito meses para conclusão. A intervenção acontecerá sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).
Primeira etapa
A primeira etapa da requalificação da Rua Henrique Dias foi entregue à população em setembro deste ano. Além da recuperação com obras de micro e macrodrenagem – o que melhorou o escoamento das águas pluviais e evitou a formação de alagamentos históricos que existiam -, houve recapeamento e construção dos passeios e do meio-fio.
O local foi beneficiado ainda com o conceito internacional de engenharia de tráfego Zona 30, que readequou a velocidade da via para 30 km/h. Com isso, o trajeto recebeu nova sinalização horizontal e vertical, faixas de pedestre, ciclofaixa, novos mobiliários, além de 30 pontos de iluminação em LED. O investimento foi de quase R$6 milhões.