Bahia

Prefeitura inicia aplicação de geomanta em Fazenda Coutos

.

Betto Jr/Secom
Betto Jr/Secom

A Prefeitura de Salvador iniciou nesta sexta-feira (15) a aplicação de geomanta na Rua Cosme e Damião, em Fazenda Coutos. A medida tem o intuito de prevenir os efeitos das chuvas na capital baiana. A ordem de serviço para a intervenção foi assinada pelo prefeito Bruno Reis (UB), durante a programação do Gabinete da Prefeitura em Ação (GPA), no Subúrbio.

O gestor lembra que as pessoas que residem ou trabalham na região conviveram por anos com a ameaça de deslizamento. "É mais uma área de risco da cidade que agora está protegida. Com a tecnologia da geomanta, as pessoas podem viver mais seguras", destacou Bruno Reis.

Com investimento de R$235 mil, a proteção possui 1,2 mil m² de área e proemte beneficiar 62 famílias que moram próximo à encosta. O talude possui terreno íngreme, extenso e de grande altura, com imóveis situados na crista e via pública na base.  

Formada por um composto de PVC e geotêxtil com cobertura de argamassa jateada, a geomanta trará mais segurança aos moradores, protegendo a encosta de erosões e impermeabilizando a estrutura para evitar que futuros deslizamentos de terra ocorram. A intervenção está a cargo da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Atualmente, 236 áreas de risco da cidade foram protegidas por geomantas, desde que a solução passou a ser implantada pela Prefeitura na capital, em 2016. Além disso, outras 120 localidades receberam a contenção definitiva em solo grampeado e cortina atirantada, totalizando mais de R$400 milhões em investimentos.