A Prefeitura de Salvador entregou nesta quinta-feira (23) o pontilhão da Rua Marcos Freire, no bairro do Caminho das Árvores. A obra foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) e integra o projeto da Nova Avenida Tancredo Neves, que visa ampliar as opções de mobilidade na região, que está entre as mais movimentadas da capital baiana. O investimento foi de R$ 8,4 milhões e a via já está em operação.
O pontilhão traz uma nova via conectando as avenidas Tancredo Neves e Luís Viana Filho (Paralela), em dois sentidos, ao lado do hipermercado Atacadão. Agora, quem sai da Rua Alceu Amoroso Lima, nas imediações do Centro Médico Iguatemi, tem acesso direto à Av. Paralela, reduzindo o tempo de deslocamento. Da mesma forma, quem vem da LIP tem mais uma faixa de tráfego rumo à Av. Tancredo Neves.
Bruno Reis destacou que a obra complementa outras já inauguradas em sua gestão, como a ponte sobre o Rio Camarajipe e o Complexo Viário Tatti Moreno, melhorando o tráfego no novo centro comercial. “Com o crescimento da cidade para esta região, ela passou a sofrer muito com a mobilidade. Por aqui, passam diariamente 30% da frota de 1,2 milhão de carros de Salvador. De 10 ônibus que rodam pela cidade, sete passam por aqui todos os dias, trazendo as pessoas para os seus trabalhos e levando-as para as suas casas”, disse.
“Eu tenho muito orgulho de dizer que a nossa gestão fez intervenções que devolveram a trafegabilidade para essa região, possibilitando que as pessoas passem por aqui, muitas vezes até em horários de pico, sem pegar engarrafamento. Quando nós tomamos a decisão de construir o BRT, a gente dizia que era muito mais do que uma obra de transporte público: era, também, uma obra de mobilidade e infraestrutura. Porque seria necessária uma série de obras complementares ao BRT, como a ponte sobre o Rio Camarajipe, o Complexo Viário Tatti Moreno e, agora, o pontilhão Marcos Freire”, completou Bruno Reis.
Antes, quem saía da Rua Alceu Amoroso Lima, repleta de edifícios empresariais, e queria acessar a Av. Paralela, precisava percorrer toda a extensão da Av. Tancredo Neves, até o Hospital Sarah Kubitschek. “E a gente sabe que, num horário de pico, surgem dificuldades. Agora, esses condutores terão a opção de pegar esse fluxo, que não existia, e já sair diretamente na Paralela. Então, isso trará um ganho de tempo muito grande”, disse o secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Müller.
A nova via também permitirá que os condutores saiam da Rua Alceu Amoroso Lima e acessem diretamente a Alameda das Espatódeas, no Caminho das Árvores. Para isso, basta percorrer pelo pontilhão da Rua Marcos Freire, pegar um retorno à esquerda e passar por baixo do Viaduto Nelson Dahia. A via do pontilhão da Rua Marcos Freire tem pavimentação asfáltica, passeio, sinalização de trânsito, paisagismo e iluminação em LED. As obras foram executadas pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop).