Bahia

Prefeitura de Salvador intervém no Consórcio Salvador Norte e garante salário dos rodoviários

O consórcio quer que a prefeitura devolva R$ 27 milhões que foi pago pela concessão

NULL
NULL

Almir Melo garante que decisão sobre nova tarifa de ônibus será ...

Almir Melo interventor da prefeitura no CSN

 

Numa entrevista exclusiva ao radialista Jorge Araújo, âncora do programa Ligação Direta da Feliz FM, 92,3 o interventor da prefeitura de Salvador na empresa de transporte por ônibus de Salvador CSN – Consórcio Salvador Norte, Almir Melo,  garantiu que os 4 mil rodoviários que trabalham neste consórcio terão seus salários garantidos.

A empresa de há muito tempo vem passando dificuldades financeiras. Desde o ano passaso que CSN não vem cumprindo seus compromissos com a prefeitura. Foi a única empresa que não cumpriu  o TAC – Têrmo de Ajuste de Conjunto assinado com o Ministério Público do  Estado para renovação da frota, inclusive com a inclusão de 60 ônibus com ar condicionado.

JUSTIÇA PELA INTERVENÇÃO

O Consórcio Salvador Norte (CSN), concessionária responsável pela concessão do transporte público do trecho Orla/Centro da Cidade na capital baiana, deu entrada na Justiça na última sexta 19 de junho de 2020, pedido para encerrar o contrato com a prefeitura.

A empresa pede ainda a devolução de R$ 27,6 milhões referente à Outorga Onerosa já paga pela empresa ao Município.
O motivo, segundo a empresa, é o desequilíbrio econômico provocado pela situação de medidas restritivas impostas pela prefeitura de Salvador como forma de enfrentamento ao Covid-19.

Com a forte queda na demanda, e a necessidade de uma frota mínima em operação, o déficit tem aumentado em todas as empresas de transporte do país, em que o sistema é mantido apenas pelo pagamento da tarifa.

A CSN queria ainda a intervenção da prefeitura na empresa, para evitar a paralisação da operação do transporte. Outra alternativa proposta pela concessionária é que a prefeitura assuma a operação dos veículos e arque com os custos da operação.
A CSN possui cerca de 850 carros, e é a maior alimentadora da linha 2 do metrô de Salvador.

Recentemente a empresa recebeu 132 carros zero km Caio/Mercedes-Benz. Os veículos nem começaram a rodar ainda.
A empresa era a única das 3 SPEs que operam o transporte da capital que estava com frota acima da idade permitida e não tinha 100% de acessibilidade..

 

Por Albervaal Figueiredo

Jornalista Editor do LD Notícias