Depois de muitas perguntas sem respostas, a Transalvador adiou a implantação a Zona Azul Digital, que contará com ferramentas nas quais os usuários poderão baixar aplicativo para comprar a cartela através do celular. A Serbet Estacionamentos foi a primeira empresa credenciada para operar o dispositivo Estacionamento Digital na cidade. Entretanto, mais de 40 empresas apresentaram propostas para atuar no Estacionamento Digital.
O aplicativo credenciado já está disponível gratuitamente nas lojas virtuais Play Store e Apple Store, e atualmente funciona em 16 cidades do país.
Entretanto, a opção que inclui a capital baiana entre elas será habilitada assim que o serviço iniciar as atividades por aqui. Na prática, será assim: o cidadão munido de smartphone com acesso à internet vai baixar o Estacionamento Digital e fazer o cadastro com nome, endereço de e-mail e placa de veículo (pode incluir mais de um). Após esta etapa, o cliente vai comprar créditos utilizando cartões ou boleto bancário.
Entre as novidades que o novo serviço vai trazer é que o condutor ganhará uma tolerância de 15 minutos ao estacionar na vaga de Zona Azul.
O usuário poderá, via app, cancelar a compra e obter os créditos de volta. Vale lembrar que, se no período de 2 horas após o cancelamento o cidadão desejar estacionar no mesmo logradouro, ele não terá mais os 15 minutos de tolerância. Outra facilidade do sistema é a dispensa da procura por guardadores que comercializam a cartela de estacionamento.
Secom// Pref de Salvador /// Figueiredo