A prefeitura de Salvador iniciou nesta quinta-feira (2) a realização de testes com ônibus elétricos sustentáveis da linha BRT, ainda neste mês. Para os experimentos serão realizados eventos com voluntários de toda cidade. Após aprovado e as obras concluídas, o BRT promete beneficiar 31 mil soteropolitanos.
A nova implementação dos ônibus elétricos acontece dentro do plano de ações para emissão zero de carbono, com medidas mais sustentável para o meio ambiente. O anúncio contou com a participação do embaixador do Reino Unido, Peter Wilson. Durante a cerimônia, o prefeito reiterou a participação da campanha Corrida para o Zero (Race to Zero), além de assinar o compromisso da Corrida para a Resiliência (Race to Resilience).
Segundo informações da prefeitura, os BRT's provem de uma tecnologia já usada no Reino Unido e a capital baiana fechou uma parceria com a Gestão de Meio Ambiente e Urbanidade do país, pretendendo implantar os veículos até o inicio de 2022.
O prefeito não deu detalhes sobre como funcionará os testes dos ônibus elétricos na capital, quais linhas eles vão rodar, nem se o custo da passagem será o mesmo. Bruno Reis também adiantou que deve a capital terá reposição da frota de ônibus nos próximos dias.