Bahia

Prefeitura de Salvador anuncia a continuação de todas as medidas restritivas à circulação de pessoas

Determinações valem agora até 18 de maio

NULL
NULL

Com o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 na cidade, evitando o estrangulamento projetado para o sistema de saúde pública da capital em maio, a Prefeitura de Salvador anunciou hoje (04) a continuação de todas as medidas restritivas à circulação de pessoas, ampliando o isolamento social. Todos os decretos restritivos, que venceriam nesta segunda, a exemplo do fechamento dos shoppings. grandes lojas de rua (com excepcionalidades) e da suspensão das aulas, foram prorrogados para o próximo dia 18 (veja abaixo a lista de todas elas). O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto, em coletiva virtual no Palácio Thomé de Souza. Segundo projeções feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a saturação dos leitos de UTI está prevista para ocorrer no dia 20 de maio. Já a saturação dos clínicos tem data provável antes, em 14 de maio. As projeções consideram a evolução da doença e os leitos para pacientes da Covid-19 disponíveis, incluindo parte das expansões feitas pelas redes municipal, estadual e privada contratualizada (atualmente são 933 no total), sendo 489 de UTI (a ocupação atual é de 27%) e 444 clínicos (34% preenchidos). Para demonstrar que as projeções da Fiocruz estão em sintonia com a realidade até aqui, ACM Neto citou que o número de casos da Covid-19 projetado para ontem, dia 3, foi de 2.377, enquanto a quantidade de doentes chegou a 2.247.

O prefeito anunciou, na coletiva, que a Prefeitura fez a requisição administrativa de mais uma unidade privada de saúde para implantar novos leitos para pacientes de Covid-19: o COT do Canela. Além disso, amanhã (05) será inaugurado o Itaigara Memorial, no Caminho das Árvores, com 47 leitos para pacientes graves da doença. A Prefeitura finaliza ainda a implantação do hospital de campanha no Wet’n Wild, entre outras iniciativas. A meta é garantir mais de 250 novos leitos equipados e com profissionais apenas nesse esforço municipal, sem contar as ações do governo do estado. 

Confira abaixo as medidas restritivas que foram prorrogadas pela Prefeitura até o dia 18 de maio: 

 

* Suspensão das aulas na rede municipal e privada de ensino: Prefeitura já discute esforço para que ano letivo não seja comprometido, inclusive com cancelamento do recesso escolar e das férias.  

 

* Suspensão das atividades em academias, cinemas, teatros, casas de espetáculo e demais equipamentos culturais. 

 

* Shoppings e estabelecimentos comerciais correlatos também seguem fechados.

 

* Suspensão das atividades em clubes sociais, recreativos e esportivos. 

 

* Fechamento das praias. 

 

* Suspensão do comércio de rua para lojas acima de 200 metros quadrados de área total. Ficam de fora da determinação lojas de material de construção e limpeza; farmácias e aquelas que comercializam equipamentos ou insumos para a saúde; oficinas e autopeças; supermercados, padarias e açougues; e pet shops.

 

* Suspensão das atividades em boates, danceterias, clínicas de estética, restaurantes, bares, lanchonetes e lojas de conveniência. A exceção são para bares, restaurantes e lojas de conveniência que possuem delivery ou fazem entrega no balcão.

 

* Proibição de qualquer tipo de ação que implique na emissão sonora. 

 

* Suspensão da realização de obras em imóveis habitados, salvo em casos emergenciais. 

 

* Suspensão da exigência do pagamento pela Zona Azul. 

 

* Uso obrigatório de máscaras. 

 

* Limitação do público máximo de 50 pessoas em qualquer tipo de reunião na cidade. 

 

* Retirada de 30% dos trabalhadores de call center e telemarketing, que devem fazer home office, assim como afastamento imediato dos funcionários acima de 60 anos, gestantes, pessoas que possuem histórico de doenças respiratórias ou crônicas e que utilizam medicamentos imunossupressores.

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação

Redação do LD