Bahia

Prefeitura de Cairu aumenta taxa para turistas em Morro de São Paulo; saiba novo valor

A taxa, segundo a Prefeitura de Cairu, é usada para garantir a manutenção e preservação da infraestrutura dos arquipélagos

Divulgação/Prefeitura de Cairu
Divulgação/Prefeitura de Cairu

Desde a última sexta-feira (29), ficou mais caro passear em Morro de São Paulo, destino paradisíaco na Ilha de Cairu, no baixo sul da Bahia. Isso porque, o valor da Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago (TUPA), taxa cobrada para turistas acessar o local, aumentou de R$ 30 para R$ 50.

A taxa, segundo a Prefeitura de Cairu, é usada para garantir a manutenção e preservação da infraestrutura dos arquipélagos. Ainda de acordo com a gestão municipal, graças ao valor da taxa, obras de infraestrutura têm sido realizadas na cidade.

A partir deste ano, conforme a prefeitura, 7% da arrecadação da Tupa serão destinados para a elaboração e execução do Plano de Recuperação das Áreas Degradadas (Prade) dos lixões.

Enquanto 3% serão investidos na inclusão social de catadores, no apoio às cooperativas, entidades relacionadas ao meio ambiente e em um programa de educação ambiental que envolve os principais segmentos de atividades econômicas, moradores e turistas.