Bahia

Prefeitura-Bairro realiza mais de 600 mil atendimentos em 2021

Os serviços mais procurados pela população este ano foram a marcação de consultas e exames (130.869 atendimentos) e dispensação de medicamentos (85.996)

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As dez unidades das Prefeituras-Bairro de Salvador ultrapassaram em 2021, a marca de 600 mil atendimentos à população soteropolitana. Criada com objetivo de descentralizar as ações oferecidas pelos órgãos municipais, sem que haja necessidade de deslocamento do cidadão ao centro da cidade, as estruturas têm se destacado pela grande procura e pelos diversos serviços proporcionados, como poda de árvore, manutenção da iluminação pública e cadastro no CadÚnico, entre outros.

Os serviços mais procurados pela população este ano foram a marcação de consultas e exames (130.869 atendimentos) e dispensação de medicamentos (85.996). A liderança na procura ficou com o Cartão SUS (145.792), que se mostrou como fundamental para que os cidadãos possam realizar a atualização cadastral e receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 nas próprias unidades, logo após a regularização do cadastro. Foram disponibilizadas mais de 10 mil doses da vacina, entre os meses de agosto e setembro.

Prefeitura-Bairro Itinerante

Em 2021 a Prefeitura–Bairro Itinerante, quando os serviços da PB são realizados em mutirão em locais ainda mais próximos da comunidade, foi impactada pela pandemia, tendo sido realizadas apenas cinco edições em bairros da cidade – Brotas, Chapada do Rio Vermelho, Periperi, Cajazeiras e Pernambués. No total, foram realizados mais de mil atendimentos, uma média superior a 200 por edição. 

Os serviços mais procurados foram Cadastro Único, testagem Covid-19 e Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm).

Mutirão de vacinação

A Prefeitura-Bairro participou do Mutirão de Vacinação contra a Gripe, onde mais de 5.750 doses foram aplicadas nas dez unidades. Somente na PB Itapuã foram cerca de 1.150 pessoas imunizadas.

Hora Marcada

Os atendimentos nas dez Prefeituras-Bairro são realizados mediante agendamento prévio – respeitando a hora marcada – através do site horamarcada.salvador.ba.gov.br ou pelo aplicativo Fala Salvador Cidadão. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h.