Bahia

Prefeitura autoriza requalificação da Feira do Curtume

A urbanização visa apoiar as atividades econômicas dos feirantes que predominantemente comercializam frutas e verduras

Reprodução
Reprodução

A Feira do Curtume, situada na Rua Luís Maria, na Calçada, passará por obras de requalificação que promoverão infraestrutura, ordenamento e conforto a vendedores e clientes que frequentam o espaço. Com investimento de R$5,2 milhões, a intervenção foi autorizada pelo prefeito Bruno Reis nesta terça-feira (27), durante solenidade de assinatura da ordem de serviço realizada no local.

A urbanização visa apoiar as atividades econômicas dos feirantes que predominantemente comercializam frutas e verduras. A falta de pavimentação, cobertura e sanitários estão entre os principais problemas a serem solucionados. 

O projeto de requalificação da feira integra as ações previstas no Plano de Bairros de Itapagipe e alcançará mais de 3 mil m² de área. O gestor explicou que a Prefeitura também já elaborou um projeto para requalificação da Rua Nilo Peçanha, que envolverá melhorias no pavimento, acessibilidade e sistema de drenagem que solucionará definitivamente os problemas de alagamentos na via.

Nova estrutura

A nova Feira do Curtume terá 112 barracas, módulo com oito boxes, depósito, administração, área de convivência, sanitários, pátio de carga e descarga, abrigo de resíduos e ainda estacionamento. Haverá passeios e pavimentação em piso intertravado, sistema de drenagem, contenção em alvenaria de pedra, gradil e paisagismo.

O projeto é da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e os serviços serão executados pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop). O prazo para conclusão é de seis meses.

Plano

O Plano de Bairros de Itapagipe reúne informações sobre o território e proposições para o desenvolvimento integrado e sustentável dos 14 bairros que integram a região – Santa Luzia, Calçada, Mares, Uruguai, Massaranduba, Jardim Cruzeiro/Vila Ruy Barbosa, Caminho de Areia, Roma, Boa Viagem, Monte Serrat, Bonfim, Mangueira, Ribeira e Lobato.

O instrumento conduzirá a elaboração de políticas através de iniciativas a curto e médio prazo, com diretrizes, programas e políticas públicas nas áreas econômica, ambiental e mobilidade, explorando todo o potencial característico da região.