A cidade de Salvador receberá, no próximo dia 03, a Estação Bike Farol da Barra, um espaço que irá proporcionar aos ciclistas local seguro e conveniente para guardarem suas bicicletas. O local contará com funcionários responsáveis pelo atendimento e manuseio das bikes e funcionará em um módulo de container marítimo composto por 44 vagas distribuídas em 2 andares.
De acordo com o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, a população baiana passará a ter a opção de ir à Barra utilizando a bicicleta: “Seja para trabalhar, curtir a praia, ir aos bares, cafés e restaurantes, passear com a família, sem necessidade de tirar o carro da garagem.
O serviço será oferecido sete dias por semana, das 6h às 0h, gratuitamente, ao lado do Farol da Barra. Para o cadastro, será necessária apresentação de documento com foto, número do CPF e estar com a bicicleta presente para registro. É possível cada usuário guardar até 3 bicicletas simultaneamente. Os bicicletários são desenvolvidos e operados pela Compartibike, empresa especializada em soluções sustentáveis de mobilidade urbana e atua no mercado desde 2010. O próximo equipamento será instalado na Ribeira, perto do terminal marítimo e do fim de linha dos ônibus do bairro.
Outra novidade para os soteropolitanos, que também faz parte do Movimento Salvador Vai de Bike, é a ampliação em quilometragem das ciclofaixas de lazer da cidade, formando um total de 12,1 km de faixas.
Com a ampliação, a ciclofaixa que vem do Parque da Cidade se estenderá até a Magalhães Neto – chegando à Otávio Mangabeira e depois passando por toda Avenida Paulo VI. A outra ampliação será da faixa que liga o Pelourinho até o Largo da Vitória.
A Avenida Magalhães Neto receberá uma tenda móvel com 20 bicicletas para empréstimos. Além da que será inaugurada, é possível encontrar outra na Barra, no Pelourinho e no Parque da Cidade. Essas tendas, ao longo das ciclofaixas de lazer, terão bicicletas diferenciadas, todas na cor azul. Para o empréstimo das "azulzinhas" será necessário pagar uma taxa de R$ 1, para utilizar por duas horas.
(Foto: Reprodução)