Bahia

Prefeitura alerta risco de alagamento e rompimento de barragem em Jequié

O volume de água levou aos rios de Contas e Jequiezinho a transbordarem

Joemerson Reis/Prefeitura de Jequié
Joemerson Reis/Prefeitura de Jequié

Com as chuvas intensas que atingem a cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, o município registrou a pior enchente desde 1981, onde o volume de água levou aos rios de Contas e Jequiezinho a transbordarem. Para tentar evitar novas enchentes, a vazão no Reservatório da Pedra subiu para 2.000 m³, no domingo (25). 

De acordo com a prefeitura do município, com o aumento do nível do Rio de Contas, as obras do sistema de drenagem pluvial, construídas pela Prefeitura de Jequié para ajudar no escoamento das águas das chuvas não deverão conseguir absorver a vazão acima do esperado. Por esse motivo, a Defesa Civil alerta aos moradores o risco real de alagamentos e rompimento de barragem.

Com o aumento o nível de água, ruas ficaram alagadas. A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) detalhou que o Reservatório da Pedra atingiu 84,98% de seu volume útil no sábado, uma média diária de 2.960 m³/s. De acordo com a Prefeitura de Jequié, a região mais afetada é a central e diversas vias de acesso ao local foram interditadas.

Bahia 
Na Bahia, subiu para 188.104 pessoas afetadas por causa das chuvas que atingem o estado. Segundo o útlimo boletim divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), no dominho (25), a situação é 1.740 desabrigados, 20.262 desalojados e 166.094 afetados. 

Municípios afetados

Aiquara, Alagoinhas, Alcobaça, Arataca, Baixa Grande, Barra do Choça, Barro Preto, Belo Campo, Boa Nova, Brejões, Buerarema, Cachoeira, Canavieiras, Caravelas, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Coaraci, Dário Meira, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Firmino Alves, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Ibirapuã, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Itabuna, Itaju do Colônia, Itajuipe, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapicuru, Itaquara, Itarantim, Itororó, Ituaçu, Jiquiriça, Jucuruçu, Jussari, Lafaiete Coutinho, Maiquinique, Medeiros Neto, Mirante, Mutuípe, Nova Itarana, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Piripá, Planalto, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São Félix, Teodoro Sampaio, Ubaitaba, Vereda, Vitória da Conquista, Wenceslau Guimarães, Almadina, Aurelino Leal, Barra da Estiva, Catu, Cipó, Floresta Azul, Gandú, Guanambi, Guaratinga, Ibotirama, Itamaraju, Itapetinga, Jitaúna, Juazeiro, Manoel Vitorino, Maragojipe, Marcionílio Souza, Mascote, Santo Antônio de Jesus, Sátiro Dias, Tanhaçu e Teixeira de Freitas.