Bahia

Prefeito de Salvador detalha decisão do adiamento da terceira fase da retomada

Para gente sempre houve uma única prioridade: o cuidado com a vida das pessoas

NULL
NULL

Prefeitura lança portal para consulta de benefícios sociais pela ...

O prefeito ACM Neto anunciou nesta quinta-feira (20) que o início da fase três da retomada das atividades, que poderia a acontecer a partir de segunda-feira (24), será adiado por tempo indeterminado. A decisão foi tomada conjuntamente pelo município e governo do Estado com o objetivo de analisar com mais cuidado o impacto da fase dois principalmente sobre a área da saúde.

Em relação a terceira fase que constam os clubes sociais, cinemas, teatros, parques de diversão e outras atividades, ACM Neto explicou que "no protocolo que nós apresentamos dentro do plano de retomada das atividades que foi desenhado conjuntamente pela prefeitura e pelo governo do estado, a ativação da terceira fase estava condicionada basicamente ao cumprimento de dois critérios: primeiro que nós tivéssemos uma taxa de ocupação dos leitos de UTI igual ou menor a 60% por pelo menos cinco dias". Como segundo critério, Neto citou a distância da segunda e terceira fases. Ou seja: 15 dias, o que levaria a poder autorizar o início da terceira fase já partir da próxima segunda-feira.

Reforçando os parâmetros e critérios para que a prefeitura estivesse autorizada a liberar o início da terceira fase, "porque nós não só alcançamos os cinco dias com taxa igual ou inferior a 60% como também nós superamos porque desde a segunda-feira da semana passada nós chegamos a esse patamar e de lá graças a Deus não saímos ontem fechamos com a taxa de ocupação de 54% já pelo segundo ou terceiro dia consecutivo".

O prefeito lembrou no entanto que no dia o poder público poderia decidir alterar o início dessas fases de acordo com a análise do momento e avaliação do cenário. "Pois bem todos nós sabemos e o volume de atividades que retornaram depois do início da segunda fase foi muito grande e como sempre acontece em todo lugar é assim: "a gente abre começa com uma quantidade limitada e aos poucos vai aumentando aos poucos uma quantidade maior de bares e restaurantes abrem e mais do que isso aos poucos as pessoas vão ganhando confiança e começam ir ao shopping center Comércio e ao salão de beleza começam a ir ao bar, restaurante, isso é normal"

ACM Neto frisou que tivemos nesse último semana o primeiro teste de final de semana com tantas atividades funcionando ao mesmo tempo na capital. "Estamos acompanhando os números: houve na média móvel da última semana porque a média móvel dessa semana, mas ainda não fechou, mas houve na média móvel da semana anterior um dia específico com pico número de casos que acabou dando em torno da Média móvel. Nós estamos é claro que examinando a razão disso se são casos antigos e estavam acumulados e que entraram"

CONSENSO

O chefe do Executivo da capital afirmou que houve um consenso das autoridades de saúde do município e do Estado os dos comitês que estão trabalhando conjuntamente. "Nesses últimos dois três dias chegaram a um consenso de algo que eu inclusive na terça-feira havia indicado a vocês como hipótese e agora torna-se uma decisão de nós não damos início a terceira fase do plano de retomada das atividades em Salvador". 

ADIAMENTO

ACM Neto: "Nós portanto, vamos adiar o início da terceira fase ainda sem data prevista" Explicando que esse adiamento está acontecendo sem previsão de data para o início "e aí me permitam avançar um pouquinho porque existem vários aspectos envolvidos nessa decisão". Ressaltando que todas as decisões que são tomadas pela prefeitura desde o início da pandemia muitas delas compartilhadas com o Governo do Estado.

Referindo-se que quando decide uma atividade que deve ou não voltar observa o impacto econômico dela, quantidade de empregos que gera, o que é que a sua paralisação provoca na economia do município, quais são os riscos envolvidos com a sua retomada e como é que o retorno dessa atividade pode se harmonizar do contexto geral da cidade. "E aí observando tudo isso e tendo uma postura de cautela de prudência como aliás tem sido uma marca das nossas decisões agir com cautela e prudência. Nós entendemos que é preciso ter mais tempo da fase dois para gente ter mais segurança do impacto da fase 2 e portanto ter mais confiança para poder ativar a fase 3.

PRUDÊNCIA E CAUTELA

Esse adiamento do início da 3 está se dando por uma medida de prudência de cautela de cuidado com a vida, segundo o prefeito. "Desde o início da Pandemia, eu disse a vocês e nós não ficar discutindo o que é mais importante. Para gente sempre houve uma única prioridade: o cuidado com a vida das pessoas, o cuidado com a saúde pública."

 

Fonte: Página do Facebook de ACM Neto

da Redação do LD por Marcelo Carvalho