Bahia

Prefeito anuncia reabertura das praias, mas ainda sem venda de produtos na areia

A Guarda Civil Municipal (GCM) vai fiscalizar o cumprimento do protocolo

NULL
NULL

SEMOP - Secretaria Municipal de Ordem Pública - Prefeito anuncia reabertura  das praias, mas ainda sem venda de produtos na areia

A Prefeitura liberou, entre terça e sexta-feira, o uso das praias de São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Amaralina e Itapuã. Devem permanecer fechadas as do Porto da Barra, Buracão e Paciência (essas duas últimas no Rio Vermelho). As demais poderão ser utilizadas de segunda a sexta. Em dias de feriado, nenhuma poderá abrir. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto. 

A reabertura começa a partir da semana que vem. A Guarda Civil Municipal (GCM) vai fiscalizar o cumprimento do protocolo e a Salvamar estará atenta à segurança dos banhistas. 

O horário de uso das praias será livre, mas com proibição do comércio de ambulantes na areia, inclusive alimentos e bebidas. "A abertura será gradual, com as atividades comerciais sendo permitidas posteriormente. Estamos com diálogo aberto com representantes dos ambulantes, para o desenvolvimento de um protocolo que atenda a todas as regras sanitárias, e que seja seguro para a categoria e para a população", explica Marcus Passos, secretário de Ordem Pública. 

 

Atividades esportivas liberadas 

Não haverá limite de pessoas, mas o distanciamento mínimo de 1,5m entre os frequentadores deverá ser respeitado, bem como o uso de máscara (com exceção de quando as pessoas estiverem na água). 

Atividades esportivas serão liberadas, individuais ou em duplas, com proibição daquelas que gerem contato físico entre os praticantes e os coletivos, a exemplo do tradicional "baba". Não serão permitidas atividades que gerem aglomerações, tais como piqueniques, luaus e outros eventos. Também será proibido o uso de cadeiras, ombrelones, guarda-sóis, sombreiros, caixas térmicas, instrumentos musicais e equipamentos sonoros. 

"A reabertura das praias de Salvador não significa um convite às aglomerações. O nosso litoral não pode ser palco de multidões e multiplicações da Covid-19. Até agora, não demos um passo para trás, apenas para frente, porque temos agido com segurança e cautela. Esperamos o apoio das pessoas e que continuemos assim", afirmou o prefeito. 

 

Fonte: SEMOP

da Redação do LD