Ex-taxista, o motorista do Uber Michael Evangelista, 39, se diz "satisfeitíssimo" com a atuação na plataforma, iniciada há 15 dias. Ele, que deixou o sistema de táxis de Salvador há um ano porque não conseguia pagar o aluguel de R$ 700 semanais pelo alvará que lhe permitia rodar, hoje consegue tirar até R$ 120 de lucro por dia no aplicativo.
No táxi, contabiliza o motorista, esse proveito diário só chegava a R$ 60, com muito esforço. "Tinha que rodar noite e dia para cobrir o dinheiro do alvará e tirar salário", lembra Michael.
A história dele – semelhante à de tantos outros taxistas que precisam alugar uma licença para trabalhar na capital baiana – carrega nas entrelinhas a justificativa para a migração de motoristas de táxi para a plataforma Uber, fenômeno observado desde a chegada do aplicativo a Salvador, no início de abril. O preço dos alvarás de táxi na cidade, motivo de reclamação entre a categoria, varia, normalmente, entre R$ 700 (táxi comum) e R$ 900 (táxis do aeroporto) por semana, diz o diretor de relações públicas da Cooperativa de Táxis do Aeroporto (Comtas), o também taxista Reginaldo Cohim.
(A Tarde) (AF)