Bahia

Precisamos saber como essas 6 novas cepas do Covid-19 chegaram a Bahia, diz diretora geral do Lacen/Bahia, Arabela Leal

“Nenhuma delas refere-se aos tipos encontrados em Manaus, África do Sul ou Reino Unido, que são cepas mais contagiosas.

NULL
NULL

 

Resultado de imagem para fotos de arabela leal diretora do lacen bahia

Diretora do Lacen/BA, Arabela Leal, ao lado do secretário de Saúde do Estado, Fábio Villas Boas 

 

Numa entrevista exclusiva ao programa Ligação Direta da Salvador FM nesta sexta,5, a diretora geral do Laoratório Central de Saúde Pública da Bahia – Lacen/BA, Arabela Leal, disse "que  é preciso sabermos de onde estão vindo essas novas cepas do Covid- 19 para que possamos criar barreiras".

O Lacen/BA detectou seis diferentes linhagens do coronavírus, tornando-se referência nacional em sequenciamento genético. A diretora informou ainda que, no final do dia de hoje,5, novas resultados dessas pesquisas serão divulgados.

 

 

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN/BA), que é a terceira maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, realizou o sequenciamento de 48 genomas do SARS-CoV-2 (Covid-19).

Nenhuma deles refere-se aos tipos encontrados em Manaus, África do Sul ou Reino Unido, que são cepas mais contagiosas. 

A diretora geral do Lacen-BA, Arabela Leal, destaca que as amostras foram baseadas na representatividade de todas as regiões geográficas do estado. “Os 48 genomas sequenciados são provenientes de 25 municípios da Bahia.

 Todos os pacientes tinham sintomas clínicos característicos, como dificuldade de respirar, cansaço, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou pneumonia, bem como eram casos suspeitos de reinfecção e óbitos”, explica a diretora geral.

Com o investimento superior a R$ 20 milhões nos últimos anos pelo Governo do Estado, a unidade agora se torna referência nacional para fazer o sequenciamento genético de amostras da Bahia e de outros cinco estados (Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte).

 

Da Redação do LD Notícias por Alberval Figueiredo
Jornalista

Fonte > Programa Ligação Direta e site do Lacen/BA