Bahia

Prazo para credenciamento de mototaxistas é prorrogado

Interessados podem apresentar documentos entre os dias 19 de junho e 31 de outubro.

NULL
NULL

Quase três mil autorizações para o serviço serão liberadas em Salvador (Foto: Maiana Belo / G1 BA)

Previsto para encerrar no dia 9 de junho, o prazo de entrega da documentação para o credenciamento de mototaxistas foi prorrogado e os interessados em atuar na função poderão apresentar os itens exigidos entre os dias 19 de junho e 31 de outubro.

Os documentos devem ser entregues na Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), no Vale dos Barris, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), estão sendo disponibilizadas 2.938 autorizações para a exploração do Serviço do Transporte Individual de Passageiros com o uso de motocicletas.

Até o dia 9 de junho, 646 mototaxistas fizeram a inscrição. A Semob detalha que, para se cadastrar, é necessário que os interessados tenham atenção à relação dos documentos exigidos, que são: cópia autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em nome do interessado, cópia da Carteira de Habilitação na Categoria A, CPF, atestado médico de sanidade física e mental, emitido no máximo há 30 dias, Certidão Negativa Criminal, entre outros. O edital com todas as informações está disponível no site da Semob.

Ao contrário do que foi estabelecido no primeiro momento, entre os dias 29 de maio e 9 de junho, a entrega de documentação não será realizada de acordo com as iniciais dos nomes dos interessados. Diante da prorrogação, quem já entregou a documentação deve aguardar até o final de outubro para obter o resultado da inscrição.

Os interessados deverão seguir as regras do Decreto Municipal 28.278, de 22 de fevereiro, que estabelece que, para transportar passageiros, o motorista precisa estar habilitado na categoria A, no mínimo, há dois anos; a motocicleta deverá ter, no máximo, cinco anos de uso, máximo de 250 cilindradas, estar em nome do mototaxista e ser da cor amarela; e utilizar todos os itens de segurança estabelecidos no decreto. O motociclista também deverá ter curso de especialização sobre condução de passageiros em veículos motorizados de duas rodas.

Reprodução/G1