Bahia

Praça da Aclamação é restaurada e vira opção para feiras e atividades

.

Valter Pontes / Secom PMS
Valter Pontes / Secom PMS

A histórica Praça da Aclamação, na Avenida Sete de Setembro, região do Campo Grande, no Centro de Salvador, foi entregue nesta quarta-feira (26) pelo prefeito Bruno Reis após ser totalmente restaurada pela Prefeitura de Salvador. 

As obras transformaram a infraestrutura e a aparência do local, que já era uma das áreas livres mais bonitas da cidade, em frente ao Passeio Público e ao Palácio da Aclamação.

A requalificação contou com projeto da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e execução da obra por parte da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman). Como destaque, o obelisco em granito português no centro da praça, criado em 1815 para registrar a chegada da família real portuguesa ao Brasil, foi totalmente restaurado, dando a ele a importância que tem para a capital baiana, sendo o primeiro monumento em lápide da Bahia.

Segundo o prefeito, o próximo passo é levar eventos para ocupar a Praça da Aclamação: “A ideia é que a gente traga para cá feiras, faça aqui uma série de atividades e que as pessoas possam efetivamente utilizar o local. É esse o objetivo quando a gente recupera um espaço público: que o cidadão possa frequentar. A gente já está vendo aí moradores passeando com os pets. Aqui vai ter a presença da Guarda Civil Municipal para dar mais segurança”.

O investimento foi de cerca de R$2,1 milhões e as intervenções alcançaram uma área de 4.490 m². No local, foram colocados passeios em concreto usinado, piso de alta resistência, e piso em pedra portuguesa. Além disso, foram instalados um deck em madeira ecológica e nove bancos. O espaço também recebeu novo paisagismo, poda de árvores, pintura de mureta, 48 luminárias em LED, 24 postes de fibra e infraestrutura elétrica completa.

História 

Segundo o historiador Rafael Dantas, o obelisco que fica no centro da Praça da Aclamação é de 1815, criado para registrar a chegada da família real portuguesa a Salvador anos antes, em 1808. Por isso, é também conhecido como o Obelisco de D. João VI. Ele foi originalmente colocado no Passeio Público, de frente para a Baía de Todos-os-Santos. Só em 1913 ele foi trasladado para a praça em frente ao Palácio da Aclamação.

Como conta o historiador, os obeliscos são monumentos que têm uma forte representação com a ideia de poder. Surgiram na Antiguidade, sobretudo no Egito Antigo, erguidos pelos faraós como referências ao sol, que na cultura daquela civilização era uma das principais divindades.