Mais um posto avançado da Justiça Eleitoral foi inaugurado na estação do metrô de Pirajá, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (21). Com dez guichês, a nova unidade possui capacidade para 250 atendimentos diários, o equivalente a 1.250 vagas por semana.
Diferente de outros postos, o novo espaço vai atender mediante a distribuição de senhas. O posto instalado na Estação Pirajá do Metrô funcionará de segunda a sexta-feira, sempre das 7 às 16h. Na estação, diariamente passam 24 mil passageiros.
A cerimônia de abertura do espaço contou com a presença do governador Rui Costa, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, e do presidente da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR Metrô Bahia), Luís Valença.
O governador também realizou o recadastramento no novo posto. Na ocasião, ele afirmou que até outubro terá outros três pontos adicionais no metrô – nas estações Rodoviária, Brotas e Mussurunga.
A gestão operacional da unidade de Pirajá será de responsabilidade da Secretaria de Administração do Estado (Saeb), por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). O novo posto ocupa um espaço de aproximadamente 53 metros quadrados, e conta com itens de acessibilidade para a população.
O SAC disponibiliza 14 funcionários da rede para o novo posto. Ao todo, R$ 100 mil foram investidos em mobiliário e adequação do espaço.
Recadastramento
Quem ainda está pendente deve ficar atento, pois o prazo para o recadastramento biométrico vai até o dia 31 de janeiro de 2018. Quem perder o prazo terá o título de eleitor cancelado e, consequentemente a perda de alguns benefícios – a exemplo do Bolsa Família e da participação em concursos públicos.
Antes de comparecer à nova unidade é importante ter certeza de que não há débitos com a Justiça Eleitoral. Para fazer a consulta, basta acessar o site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br). A situação do eleitor pode ser checada por meio do seguinte passo a passo: menu principal, eleitor e débito do eleitor. Em caso de pendência, a multa deve ser paga previamente e o comprovante de pagamento apresentado na hora do atendimento no posto de recadastramento biométrico.
Reprodução/G1