Bahia

Ponte Salvador-Itaparica: “Sondagem está indo em um ritmo bom”, aponta Jerônimo Rodrigues

Governador também informou que está trabalhando na readequação de valores do contrato

Kiko Silva/Secom-BA/Divulgação
Kiko Silva/Secom-BA/Divulgação

O governador Jerônimo Rodrigues afirmou, na manhã desta quarta-feira (7), que está otimista com o ritmo do andamento do projeto da Ponte Salvador-Itaparica. Em entrevista concedida durante ato de lançamento do programa de qualificação profissional para a Bahia, o chefe do Executivo também revelou ter feito uma reunião nesta terça-feira (6) para tratar de readequação do contrato com o consórcio chinês responsável pela execução das obras.

“Estou muito otimista, é um contrato grandioso, então você tem que olhar sempre com o cuidado necessário. O serviço de sondagem está indo em um ritmo bom, o serviço técnico está andando. Ontem, tivemos uma reunião durante a tarde inteira para readequar as mudanças do valor. Claro, foi um valor assinado em 2020, depois da pandemia o dólar subiu, houve alta de cimento, mão de obra, aço, a bolsa de valores puxou para cima. Eu compreendo que tenha que ter uma adequação do valor”, admitiu.

Foto: Vagner Souza/Portal Salvador FM

Nesse contexto, Jerônimo disse esperar que as obras tenham início já no próximo ano. “Espero que a gente consiga adequar o que o consórcio quer, sempre respeitando o que o jurídico orienta. Quem sabe, no início do próximo ano, a gente possa ver o início da ponte”, indicou.

Sondagem

No início de julho deste ano, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou o começo de uma nova etapa nos procedimentos de sondagem da Ponte Salvador-Itaparica. O serviço, que já aconteceu à beira-mar e em águas rasas, avançou para águas profundas e foram iniciadas as perfurações nos trechos que possuem de 10 a 60 metros de profundidade da Baía de Todos-os-Santos. A nova fase começou do lado de Salvador, na região da Praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa.