Uma ponte de madeira que serve de acesso à reserva indigena da Jaqueira, na cidade de Porto Segurao, extremo sul da Bahia, desabou e, por isso, nenhum carro consegue chegar até o local.
De acordo com moradores da região, a ponte é feita de madeira e não passa por manutenção há muito tempo. Após o desabamento, ocorrido no início desta semana, apenas pedestres, motos e biciccletas conseguem chegar até a reserva.
A ponte, que passa por cima de um riacho, é constantamente utilizada por motoristas, como opção para fugir do trânsito nas vias tradicionais.
Em nota, a prefeitura de Porto Seguro informou que já esteve no local para avaliar de que forma será restabelecido o trajeto. Segundo a administração municipal, duas possibilidades estão sendo estudadas: uma é refazer a ponte em forma de pranchas, utilizando madeiras apreendidas em ações de fiscalização ambiental; enquanto a outra é manilhar a passagem do riacho, o que gera um acesso mais seguro e duradouro para os condutores.
Ainda segundo a prefeitura, a segunda alternativa agradou o cacique representante da aldeia da Jaqueira, já que permitirá um desenvolvimento ainda maior do turismo na comunidade indígena.
A previsão de restabelecer a passagem, de acordo com a administração municipal, é para a próxima semana, quando chegarão os materiais necessários para a obra.
G1 // AO