No Dia da Consciência Negra, lideranças políticas da Bahia deixaram a sua homenagem nas redes sociais neste domingo (20). A data, escolhida com referência no dia da morte de Zumbi dos Palmares, simboliza a luta e a resistência do povo negro no Brasil.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), postou um vídeo com um forte discurso contra o preconceito de cor e credo, com a participação de homens e mulheres.
O material foi produzido pela Secretaria de Promoção e Igualdade Racial, ressaltando que a pasta é a única no país.
"Com muito orgulho somos o único estado no Brasil com uma Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – @sepromibahia. Desde que ela foi criada, há 15 anos, avançamos com políticas públicas e na luta por reparação, igualdade e respeito. Seguiremos firmes e unidos para potencializar cada vez mais o protagonismo da população negra em nosso estado, país e toda a sociedade", diz a legenda do post feito por Rui.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), também se manifestou no Twitter e compartilhou os posts no seu perfil do Instagram. Ele citou iniciativas no município como a promulgação do Estatuto da Igualdade Racial, e propostas como Salvador Capital-Afro e a sua promessa de fomentar o turismo étnico na capital baiana.
Primeiro governador indígena eleito no país, Jerônimo Rodrigues deixou a sua mensagem neste Dia da Consciência Negra. Na mesma linha do post de Rui, destacou o pioneirismo da Bahia em criar uma secretaria específica para o combate ao preconceito e para promover a 'igualdade racial', sempre baseado em políticas públicas voltadas para esta parte da população.
Presidente da Câmara dos Vereadores e eleito vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior também citou a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial aprovado na cidade em 2019, que simboliza uma iniciativa importante de ser lembrada nesta data "histórica".