Inaugurada pelo Governo do Estado na última segunda-feira (13), a Policlínica de Narandiba, em Salvador, teve alta procura no primeiro dia de funcionamento. A demanda represada ao longo da pandemia de Covid-19 ficou ainda mais evidente: as cotas de consultas de duas especialidades e de um tipo de exame já esgotaram.
O sucesso da busca fez com que marcações de consultas com cardiologista e urologista, e também exames de ecocardiograma estejam suspensas por enquanto.
Ao todo, foram agendados mais de 2,3 mil procedimentos entre a inauguração (segunda, dia 13) e a manhã desta terça (14), sendo 451 consultas com ginecologista, 421 com cardiologista e 172 com urologista, além de 176 ecocardiogramas marcados, entre outros. A unidade é gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) e o financiamento é 100% do Governo da Bahia.
A princípio, o equipamento público foi entregue à população com o objetivo de zerar a fila de cirurgias e tratamentos. Em breve, as plataformas de agendamento irão liberar novas marcações.
Consultas e exames
A policlínica conta com oferta de consultas médicas nas especialidades de angiologia, cardiologia, cirurgia geral, ginecologia e urologia, além de avaliações com a equipe de enfermagem. A unidade ainda disponibiliza exames de diagnóstico, a exemplo de ultrassonografia, ecocardiografia, tomografia, ressonância magnética, eletrocardiograma, ergonometria, bem como citopatológicocérvico-vaginal/microflora e citopatológico de colo do útero, conhecido como Papa Nicolau, exame preventivo da saúde da mulher.
Agendamento
O atendimento na Policlínica em Narandiba é realizado de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, mediante agendamento digital ou por telefone.
Esta unidade só atende a moradores de Salvador. O cidadão poderá acessar os serviços da policlínica por meio de agendamento, via SAC Digital (pelo site www.sacdigital.ba.gov.br ou aplicativo), e pelo 0800 071 5353. Pelo celular ou site, é necessário fazer um cadastro, selecionar qual o tipo de atendimento desejado e enviar os documentos necessários para concluir a marcação.
Mais serviços
Após zerar as demandas reprimidas de cirurgias eletivas nas especialidades atendidas na Policlínica Narandiba, o que está previsto para acontecer em julho deste ano, a unidade irá disponibilizar outros serviços como consultas médicas nas especialidades de endocrinologia, neurologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, anestesia e ortopedia.
Nesta segunda etapa, a população também poderá ter acesso à farmácia clínica, enfermagem, atendimento psicológico e nutricional, além de mais serviços de apoio ao diagnóstico, a exemplo de exames como MAPA, holter, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, colonoscopia, ultrassonografia doppler, raio-X, mamografia, audiometria e urodinâmica.