O Festival Virada Salvador, que acontece desta quinta (28) até o dia 1º de janeiro de 2024, na Boca do Rio, vai contar com reforço no efetivo da Polícia Civil, que montou uma Delegacia Especial de Área (DEA) dentro da festa. A unidade, instalada na Arena Daniela Mercury, registrará as ocorrências relacionadas ao evento e também realizará as autuações em flagrante oriundas de conduções das forças de segurança presentes.
Unidades das regiões vizinhas ao Festival e de localidades turísticas também receberão reforço durante os cinco dias. É o caso da 9ª Delegacia Territorial (DT/Boca do Rio), da 12ª DT/Itapuã, da 16ª DT/Pituba, da Delegacia de Proteção ao Turista, no Pelourinho, e da Delegacia de Proteção Ambiental, em Praia do Forte. Além disso, a Central de Flagrantes Online estará funcionando 24 horas, a fim de agilizar ainda mais os procedimentos policiais do evento.
Baianos e turistas também vão poder contar com o assistente virtual da Polícia Civil, Paulo César. Por meio do WhatsApp 71 99973-7729, o atendente automatizado vai tirar as dúvidas mais frequentes do cidadão sobre ocorrências e também indicar a localização da delegacia mais próxima – entre outros recursos.
O evento de fim de ano é mais um a contar com a integração entre o Sinesp PPE, sistema de ocorrências e inquéritos da Polícia Civil, e o Processo Judicial Eletrônico (PJe), do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA). O delegado Artur Guimarães, coordenador de Operações de Polícia Judiciária, explica que a população é quem mais ganha com a modernização das plataformas e a agilidade do fluxo de comunicação com a Justiça.
“As forças de segurança da Bahia têm profunda expertise em grandes eventos, mas estamos sempre reavaliando nossos processos internos. Aproveitar as experiências anteriores proporciona melhora nos resultados e um serviço ainda melhor para o cidadão, que pode contar com o trabalho da Polícia Civil durante todo o período de festas populares”, afirma.
A DEA vai funcionar 24 horas nos dias do Virada Salvador. Já as outras delegacias que contarem com reforço, assim como todas as unidades territoriais vinculadas ao Departamento de Polícia Metropolitana, atenderão normalmente ocorrências não vinculadas ao evento.