A Polícia Civil vai inagurar a Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid), nesta segunda-feira (21), no Pelourinho. A unidade será responsável por intensificar as ações da Polícia Civil no atendimento a grupos vulnerabilizados.
Dessa maneira, pessoas LGBTQIA+, com deficiência e aqueles que sofram crimes relacionados à raça, religião e etnia ganharão uma unidade específica para acompanhamento de seus casos. A Coercid será vinculada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
A Coordenação, criada através do Decreto 21.198, de 28/02/22, funcionará na Rua Padre Vieira, no Pelourinho, antiga Rua do Ouro, no Centro Histórico. A inauguração terá a participação de representantes das Secretarias da Segurança Pública (SSP-BA), da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), além de autoridades do Judiciário e membros da sociedade civil organizada.
Profissionais da Polícia Civil têm passado por capacitações para promover uma escuta empática, com respeito às orientações sexuais, aos elementos sagrados dentro da compreensão de religiosidade, hábitos, costumes, crenças e tradições da vítima, evitando situações de revitimização.